A quarta edição do TEDx Petrópolis destacou o papel de pessoas comuns com ações que modificaram a sociedade. O maior evento de palestras do mundo teve o tema “Gente comum, ações extraordinárias” e foi realizado no dia 23 de maio.
De acordo com a organização do ciclo de palestras, o objetivo desta edição foi valorizar e compartilhar iniciativas que transformam positivamente a vida das pessoas e da sociedade como um todo.
A ideia foi levar para o palco do evento pessoas que tenham sido pioneiras em práticas que contribuem para o bem-estar, a sustentabilidade, consumo consciente e melhor qualidade de vida.
Uma das organizadoras do evento na cidade imperial, Beatrice Martins, explicou que a escolha do tema foi baseada na própria organização do TEDx Petrópolis, que é feita por dezenas de voluntários a cada edição.
O evento não teve fins lucrativos, e foram essas pessoas que deram vida ao evento, transformando a vida de cada um que assistiu às palestras e que também se transformou em um agente de mudança ao replicar as histórias para outras pessoas.
“Queremos mostrar que pessoas comuns podem, sim, mudar o mundo. Qualquer um pode mudar a própria realidade e a dos outros”, disse Beatrice.
“O objetivo é se questionar em como que um indivíduo pode influenciar o coletivo. Às vezes é só o estalo mesmo de alguém ter começado. E aí a gente consegue, aos pouquinhos, ser a mudança que a gente quer ver no mundo”, completou a organizadora.